Skip to content

Caminho de Luzes mantém viva a memória da 1ª edição do Natal Luz de Gramado

Um dos momentos mais emocionantes e simbólicos do 40° Natal Luz de Gramado é o Caminho de Luzes, atração gratuita que resgata a essência religiosa e comunitária que marcou o nascimento do evento, em 1986. A caminhada ocorre todas as quintas-feiras, com saída, às 19h, da Praça das Etnias, em um cortejo de velas e coral que percorre a avenida Borges de Medeiros até a Rua Coberta, onde acontecem apresentações musicais. Para os gramadenses e turistas que ainda não participaram, o evento ainda será realizado amanhã (8),e tem sua última edição marcada para a próxima quinta-feira (15).

Antes do início da caminhada, quem concede a bênção é o padre Neimar Kunkel Pies, pároco da Paróquia São Pedro de Gramado. Para ele, o Caminho de Luzes representa o verdadeiro espírito do Natal. “No mundo de hoje, precisamos ser uma luz de Jesus na vida das pessoas. Cada vez mais, é necessário tornar realidade tudo aquilo que celebramos neste período do Natal, não apenas agora, mas em todos os dias do ano. Por isso, esse resgate do verdadeiro sentido da data é tão fundamental”, afirma o pároco.

O Caminho de Luzes integra o Natal Luz Para Todos, iniciativa que ofereceu mais de 200 atrações gratuitas ao longo da temporada do 40º Natal Luz, reforçando o compromisso do evento com o acesso à cultura e a valorização das tradições.

A proposta rememora a primeira edição do Natal Luz de Gramado, realizada em 1986, quando um grupo de 35 corais gaúchos, reunindo cerca de 700 vozes, saiu do Lago Joaquina Rita Bier em direção ao centro da cidade, entoando cânticos natalinos com velas acesas nas mãos. Ao chegarem à Praça Matriz São Pedro, cerca de nove mil pessoas aguardavam o momento histórico. Os corais se organizaram no grande palco montado em frente à igreja, onde estava posicionada a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA),sob a regência do maestro Eleazar de Carvalho. A apresentação marcou o primeiro grande concerto natalino de Gramado e entrou para a história do evento.

Além do Caminho de Luzes, a programação continua intensa nesta semana, com atrações gratuitas na Vila de Natal e no Palco Rua Coberta. Os grandes espetáculos pagos terão suas últimas apresentações com ocupação máxima. O Grande Desfile de Natal ocorre quarta (7),sexta (9) e encerra no domingo (11),às 20h, na avenida das Hortênsias. Já o Nativitaten, tem suas últimas exibições nesta quinta (8) e sábado (10),também às 20h, no lago do Serra Park.

O 40° Natal Luz de Gramado, que continua até 18 de janeiro, é apresentado pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Bradesco, Lei de Incentivo à Cultura. Apresentação: Bradesco. Patrocinador master: Gav Resorts. Copatrocínio: Bradesco Seguros, Coca-Cola e CPFL RGE. Participação especial: Governo do Rio Grande do Sul. Apoio: Havan, RBT Internet, Vinícola Miolo, Hasam Group e Docile. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências. Parceiro sustentável: Tereos Açúcar e Energia Brasil. Tiqueteira oficial: Eleven Tickets. Agente cultural: Marca Produções. Financiamento: PRÓ-CULTURA, Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Realização: Gramadotur e Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil – Do lado do Povo Brasileiro.


Publicado por:
Natal Luz é uma série de eventos com a temática natalina que ocorrem na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, sempre nos últimos meses do ano, de outubro a janeiro do ano seguinte.
A +