Eles integraram o elenco do “Nativitaten” e “O Grande Desfile de Natal” apresentando artes circenses, dança, canto, teatro e produção.
Conhecido por capacitar a comunidade gramadense em modalidades artísticas, o Programa de Artes Pedro Henrique Benetti, oferecido pela Gramadotur, Autarquia Municipal de Turismo, teve mais de 60 alunos participando dos principais espetáculos da programação do 39º Natal Luz de Gramado.
De acordo com a coordenadora do Programa, Grasiela Gil, os alunos participaram demonstrando seus talentos e habilidades como artes circenses (malabares e acrobacias),dança, teatro, canto, maquiagem e até mesmo produção. “No Nativitaten foram aproximadamente 10 alunos, os demais integraram O Grande Desfile de Natal, e considerando também ex-alunos o número de participantes passa de 100”, revela.
Atualmente com 23 anos, e participando do Programa há 10, Arthur Pazinato Bocalon integrou o elenco de O Grande Desfile de Natal como clown, no carro SOS e na ala Standard. “Minha vivência no Programa das Artes é o principal pilar da minha carreira artística. Poder trabalhar levando magia e divertimento para outros é muito gratificante”, afirma.
Em sua 14ª participação no Natal Luz, Matheus Tomazelli, formado pelo Programa em teatro, canto e expressão vocal, técnica vocal e violão, e atualmente cursando sapateado, foi substituto dos solistas no espetáculo Nativitaten. “Por causa do Programa de Artes entrei no Natal Luz em 2010, participando de espetáculos como Árvore Cantante e Nativitaten, cantando no coral. Em 2014, também por causa das aulas de violão, entrei na Orquestra de Violões de Gramado. Hoje sou diretor da Orquestra de Violões de Gramado e regente do Coro Etnias de Gramado”, conta o artista. “Se não fosse o Programa de Artes eu não teria entrado no Natal e provavelmente não teria seguido na vida de artista, então devo grande parte da minha trajetória aos professores e ao Programa! Mesmo sendo o 14º ano participando do Natal Luz, o sentimento nunca deixa de ser o mesmo da minha primeira vez: encantamento e gratidão!”, concluí.
Audições para ingresso de 2025 acontecem em fevereiro
Conforme a coordenadora, novas vagas serão abertas para a comunidade em 2025. Todas as informações para as audições de ingresso serão disponibilizadas no final de fevereiro através do www.instagram.com/
O Programa de Artes Pedro Henrique Benetti é uma iniciativa que oferece cursos, gratuitamente, para a comunidade, buscando qualificação artística e descoberta de novos talentos na região. Teve início em 2009, sofrendo uma pausa em 2021 por conta da pandemia. Desde lá, formou centenas de alunos em 19 modalidades de cinco grandes áreas: corporais, circenses, musicais, visuais e cênicas.
NATAL LUZ DE GRAMADO
www.natalluzdegramado.com.br
Instagram: @natalluzoficial
Facebook: https://www.
O 39º Natal Luz de Gramado acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025 e é apresentado por Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Bradesco. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio da Stemac Grupos Geradores. A participação Especial é do Governo do Rio Grande do Sul. O copatrocínio é da Coca-Cola. O apoio é da Havan, Vinícola Miolo, Hasam Group, RBT Internet, Sulgás, Kia Brasil, Lugano e GAV Resorts. A hospedagem oficial é da Laghetto. O evento tem como colaboradores a Corsan – nossa natureza movimenta o Rio Grande, Tramontina, Hospital Moinhos de Vento e Cerveza Patagonia – beba com moderação e CVC. O agente cultural é AM Produções. A promoção é da Prefeitura Municipal de Gramado. Financiamento Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização da Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.