Lucro das vendas de lanches e bebidas durante os espetáculos é revertido para projetos sociais de Gramado
Quem compra os alimentos vendidos antes e durante O Grande Desfile de Natal e o Nativitaten, está mais do que adquirindo delícias para acompanhar os dois maiores espetáculos do Natal Luz. Está contribuindo para projetos sociais da cidade. Isso acontece porque todo o trabalho de venda dos itens – pipoca, cachorro-quente, pasteis, água, refrigerante e até vinhos da Serra Gaúcha – é feita pelos chamados Clubes de Serviços, instituições sem fins lucrativos, que trabalham durante todo o evento e, após o seu término, destinam a renda a diversos projetos.
No Nativitaten, a atuação é de três ORBIS Clube: Gramado, Hortênsias e Várzea Grande. São dezenas de voluntários que, após seus expedientes de trabalho regular, ainda dedicam seu tempo à comercialização dos produtos. Orbis, ao contrário do que as pessoas imaginam, não é uma sigla, é uma palavra em latim que significa “globo”, “universo” e “esfera”. Com essa ideia, surgiram os Orbis Clubes, associações civis sem fins econômicos e sem definição política partidária, cujo objetivo é a beneficência de assistência social, congregando pessoas que se organizam sob o lema “companheirismo e trabalho”.
Já no Grande Desfile de Natal, a mobilização voluntária é feita por cerca de 30 pessoas de outras três entidades: Rotary Club de Gramado, Rotary Club Gramado Amizade e Lions. Marília De Franceschi Neto, 61 anos, professora aposentada da Universidade Federal da Paraíba e terapeuta integrativa, preside o Rotary Gramado e explica que os três clubes trabalham juntos no espetáculo, dividindo as tarefas. Cada clube, por sua vez, tem um coordenador, além dos presidentes e tesoureiros, que formam uma comissão que organiza a participação no evento.
Marília conta que, no 38º Natal Luz (2023/2024),o faturamento foi de R$ 284.506,00, com um lucro de 47%. Os investimentos foram feitos no Banco Ortopédico, no Movimento Comunitário de Combate à Violência (Mocovi),no Hospital de Gramado, na Liga de Combate ao Câncer, em lares de idosos e no apoio às vítimas das enchentes de maio de 2024. Ainda não há dados consolidados sobre os valores deste ano, mas já há uma previsão dos destinos de auxílio: Banco ortopédico, Projeto Vale a Pena Viver, Hospital de Gramado e algumas ações isoladas, como pagamento de exames médicos para pessoas com câncer, ajuda em cirurgias não cobertas pelo SUS ou de emergência que não poderiam esperar pelos prazos da saúde pública.
Ganha-ganha
Marília sustenta que a parceria com a Gramadotur – autarquia municipal responsável pelos eventos públicos – e indiretamente com a prefeitura, é muito importante, porque é um caminho de mão dupla: oferece um serviço necessário aos espetáculos (alimentação) e, ao mesmo tempo, arrecada fundos para ações sociais. “Nosso compromisso com a Gramadotur é que todos os valores arrecadados sejam revertidos para a comunidade”, esclarece. A presidente do Rotary Gramado também pontua que, em vez de um lucro para uma empresa, há uma arrecadação que beneficia o morador, o cidadão do município, principalmente os mais carente: “hoje, é algo essencial para a população, é literalmente a aplicação dos recursos oriundo do Natal Luz em benefício da população”.
“É um período de muito trabalho, mas que rende muitos frutos e realizações para nós”, compartilha. “Como diz um dos lemas do Rotary: ‘o trabalho voluntário mais beneficia a quem faz”, conclui, ao confidenciar que a alegria de ver resultados para a comunidade compensa todo o cansaço de dedicação tão intensa. As vendas pelos Clubes de Serviços seguem até o dia 12 de janeiro, quando se encerram as apresentações do 39º Natal Luz.
O 39º Natal Luz de Gramado acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025 e é apresentado por Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Bradesco. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio da Stemac Grupos Geradores. A participação Especial é do Governo do Rio Grande do Sul. O copatrocínio é da Coca-Cola. O apoio é da Havan, Vinícola Miolo, Hasam Group, RBT Internet, Sulgás, Kia Brasil, Lugano e GAV Resorts. A hospedagem oficial é da Laghetto. O evento tem como colaboradores a Corsan – nossa natureza movimenta o Rio Grande, Tramontina, Hospital Moinhos de Vento e Cerveza Patagonia – beba com moderação e CVC. O agente cultural é AM Produções. A promoção é da Prefeitura Municipal de Gramado. Financiamento Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização da Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.