Skip to content

Saiba quais são as novidades do espetáculo ‘Nativitaten’ em 2024

Conhecido como “espetáculo do lago”, o Nativitaten integra a programação do Natal Luz de Gramado desde 2001. De lá para cá, o show já ganhou várias versões, sempre com grandiosidade e inovações. Com apresentações em todas as quintas e sábados, às 20h, no lago do centro de eventos Serra Park, este ano o show traz uma série de novidades, além de preservar aspectos tradicionais como a lembrança do nascimento de Jesus, conforme explica o diretor artístico desta edição, Heitor Knorst.

“Toda a primeira parte do espetáculo é mais introspectiva, onde a gente faz a narrativa do nascimento de Jesus Cristo”, conta. É um momento bem próximo do público, quando João e Maria (ainda grávida),passam bem perto das arquibancadas, com a finalização no palco, ato que faz menção ao nascimento de Jesus, com os pais levando o menino à frente na manjedoura, “num dos momentos religiosos mais intensos do espetáculo”, descreve o diretor que faz parte da história do Nativitaten quase desde o início, tendo começado suas participações em 2003.

Heitor Knorst, diretor do show Nativitaten em 2024 – Foto de Cleiton Thiele

A segunda parte tem caráter mais festivo, com a inserção do Papai e da Mamãe Noel, quando o público pode cantar nas várias cenas com músicas animadas. “Pensamos em formas de o público presenciar, se encantar e participar de forma intensa de todas as cenas do show”, revela, completando que o desafio criativo e o objetivo da iniciativa, cujo planejamento começou já em fevereiro, “foi conceber um espetáculo que realmente proporcionasse uma experiência singular ao público”.

Entre as novidades deste ano, o diretor destaca:

  • Novos fogos: a parte pirotécnica conta com efeitos que nunca haviam sido utilizados, além de um investimento em itens com som menos intenso e com menos fumaça.
  • Presença do fogo: esse ano, um dos mais poderosos elementos da natureza se encontra acima do palco; em outros anos, o fogo ficava em estruturas na água ou abaixo do palco.
  • Volta dos chafarizes: apesar de já terem sido utilizados em outras edições, os chafarizes eram uma estrutura isolada, agora eles ficam acoplados ao palco, funcionando em sincronia com o show. “Isso engrandece as cenas, como no caso da dança do Papai e da Mamãe Noel”, ressalta Knorst.
  • Cartinhas: em dado momento do show, são entregues cartas escritas por crianças de escolas gramadenses com mensagens de boas festas, em um movimento para aproximar a comunidade do espetáculo.
  • Pulseiras: tendo como referência grandes eventos internacionais, o Nativitaten 2024 traz pulseiras luminosas que são entregues no momento da entrada (e devolvidas no momento da saída) para deixar a experiência do espetáculo ainda mais interativa. Para o diretor artístico, “o Natal Luz foi inovador em ter essa pulseira, que faz a imersão do público com o show, trabalhando cores, movimentos em sintonia com o que acontece no palco”.
  • Tecnologia: grande aliada na execução da “mágica” do shows natalinos, em 2024, a tecnologia está permitindo a utilização do laser como elemento do espetáculo e a iluminação de led para enriquecer os efeitos nas cenas.
  • Proximidade do público: o palco e as cabines dos solistas nunca estiveram tão próximos do público. Além disso, o palco, em formato de octógono, traz, pela primeira vez, um elevador, que destaca participação da solista Laura Dalmás ao final do show.

Além das novidades, elementos tradicionais como acendimento de velas e o coro a capela de Noite Feliz com o público continuam sendo uma das marcas registradas da noite.

Música popular

Cantora Laura Dalmás interpreta música “Romaria” – Foto de Cleiton Thiele

Outra novidade que merece destaque, é a participação da cantora Laura Dalmás, cujo repertório privilegia a Música Popular Brasileira. Apesar de estar no Nativitaten desde o ano passado, em 2024, ela tem mais participações. Na voz de Laura, o público se emociona com “Romaria” e se anima com o medley final de Natal que inclui hits como “All I Want For Christmas Is You”. Natural de Carlos Barbosa e formada em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),a artista canta desde os 4 anos de idade. “A música é parte de quem eu sou, não existe a minha vida sem cantar”, revela. Para ela, o espetáculo tem padrão internacional e cumpre sua missão de emocionar.

Além de Laura, outros seis cantores participam do show: Carol Thoen, Alexandre Borges, Pedro Coppeti, Roger Scarton, Débora Dreyer, Alisson Ariel e Roberta Somavilla.

O espetáculo em números

O Nativitaten, assim como o próprio Natal Luz, é superlativo. Os números atestam:

  • 120 profissionais: são mais de 120 pessoas diretamente ligadas ao espetáculo;
  • 65 artistas: compõem o elenco bailarinas, cantores, atores, coralistas e solistas;
  • 97 figurinos: para contar a história do Nativitaten, em todos os seus atos, são necessários quase 100 figurinos;
  • 26 músicas: para embalar cada cena e dar ritmo à narrativa, nada menos do que 26 músicas são executadas;
  • Pirotecnia: a cada noite, mais de mil fogos de artifício são utilizados para iluminar o show;
  • Público: o espaço do Serra Park abriga até 2.800 pessoas por noite.

 

Pulseiras são novidade no espetáculo Nativitaten do 39º Natal Luz de Gramado – Foto de Cleiton Thiele


Os ingressos para o Nativitaten estão à venda no site oficial natalluzdegramado.com.br, na loja oficial na Praça Major Nicoletti e nos totens de autoatendimento na Rua Coberta.

O 39º Natal Luz de Gramado acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025 e é apresentado por Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e BradescoLei de Incentivo à Cultura. Patrocínio da Stemac Grupos Geradores. A participação Especial é do Governo do Rio Grande do Sul. O copatrocínio é da Coca-Cola. O apoio é da Havan, Vinícola Miolo, Hasam Group, RBT Internet, Sulgás, Kia Brasil, Lugano e GAV Resorts. A hospedagem oficial é da Laghetto. O evento tem como colaboradores a Corsan – nossa natureza movimenta o Rio Grande, Tramontina, Hospital Moinhos de Vento e Cerveza Patagonia – beba com moderação e CVC. O agente cultural é AM Produções. A promoção é da Prefeitura Municipal de GramadoFinanciamento Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização da Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.


Publicado por:
Natal Luz é uma série de eventos com a temática natalina que ocorrem na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, sempre nos últimos meses do ano, de novembro a janeiro do ano seguinte.
A +