O Governador assistiu ao Nativitaten e deixou uma mensagem de final de ano.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, prestigiou o Nativitaten do dia 23 de dezembro. Ele foi recebido pelo vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, e pela presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, e acompanhou o espetáculo ao lado da sua família.
“O Natal é muito especial, é o momento em que se reúne a família, em que a gente busca inspiração para um novo ano que vai se aproximando, mas esse Natal tem uma característica muito especial para os gaúchos, porque é o Natal de um ano em que nós fomos colocados à prova, na nossa capacidade de superar desafios, então ele tem uma conotação toda especial”, declarou Leite, na cidade desde o dia anterior, quando acompanhou os trabalhos decorrentes da queda de um avião de pequeno porte, tragédia que vitimou 10 pessoas.
Para o líder estadual, devido às adversidades enfrentadas em 2024, a alma dos gaúchos foi muito tocada, e a solidariedade do povo brasileiro foi excepcional. “Por isso, celebrar, aqui na nossa Serra Gaúcha, em Gramado, que é símbolo do Natal para o Brasil inteiro, é algo muito marcante, é muito gratificante ver os turistas visitando e se encantando com o evento”, ponderou.
Homenagem
Com lotação máxima, o Nativitaten do dia 23 começou de um jeito diferente, com o mestre de cerimônias do espetáculo convidando o público a fazer um minuto de silêncio em respeito e homenagem às vítimas do acidente aéreo do dia anterior. Na mensagem de abertura do show, o tom foi de reflexão: “Acontecimentos como este nos obrigam a enfrentar os dilemas da vida em momentos de reflexão. Que o espírito fraternal do Natal possa nos consolar na união, na fé e na esperança. Desejamos que o poder da arte possa confortar nossos corações esta noite”.
O 39º Natal Luz de Gramado acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025 e é apresentado por Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Bradesco. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio da Stemac Grupos Geradores. A participação Especial é do Governo do Rio Grande do Sul. O copatrocínio é da Coca-Cola. O apoio é da Havan, Vinícola Miolo, Hasam Group, RBT Internet, Sulgás, Kia Brasil, Lugano e GAV Resorts. A hospedagem oficial é da Laghetto. O evento tem como colaboradores a Corsan – nossa natureza movimenta o Rio Grande, Tramontina, Hospital Moinhos de Vento e Cerveza Patagonia – beba com moderação e CVC. O agente cultural é AM Produções. A promoção é da Prefeitura Municipal de Gramado. Financiamento Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização da Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.