FAQ

Encontre abaixo as respostas para as perguntas mais frequentes.

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É limitada a compra de 6 (seis) ingressos por espetáculo, por dia, por CPF (pessoa física).

- Estudantes: Terão direito ao benefício os estudantes regularmente matriculados nos níveis e modalidades de educação e ensino previstos no Título V da Lei n°9.394, de 20 de dezembro de 1996, que comprovem sua condição de discente, mediante a apresentação, no momento da aquisição do ingresso e na portaria do local de realização do evento, da Carteira de Identificação Estudantil (CIE), com prazo de validade ativo e renovável a cada ano, conforme modelo único nacionalmente padronizado e publicamente disponibilizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), com certificação digital deste, podendo a carteira de identificação estudantil ter 50% (cinquenta por cento) de características locais.

- Idosos: Com idade igual ou superior a 60 anos, através de documento de identidade oficial;

- Pessoas com Deficiência: Portando cartão de Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social ou documento emitido pelo INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013, além de documento de identificação com foto;

- Acompanhante de PCD: Limitado a um acompanhante por pessoa com necessidade especial;

- Jovens de baixa renda: Ou seja, a pessoa com idade entre quinze e vinte e nove anos que pertence à família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – “CadÚnico”. A comprovação do benefício é feita mediante apresentação do Documento de Identidade Jovem do Cadúnico;

- Jovens até 15 anos: mediante apresentação de documento de identidade.

- Doadores de sangue: Registrados em hemocentro e bancos de sangue de hospitais no Estado do Rio Grande do Sul (Lei Estadual 13.964/2002). Mediante a apresentação da Carteira de Doador de Sangue atualizada.

A apresentação de documento oficial, conforme a legislação específica, é condição indispensável para o acesso ao espetáculo. Sua não apresentação acarreta a perda do direito de assistir ao espetáculo e o valor dispendido para aquisição do ingresso não será devolvido, podendo somente ser complementado para a aquisição de ingresso integral diretamente nas bilheterias.

Crianças até 3 (três) anos não pagam ingresso desde que ocupem o mesmo assento dos pais ou responsáveis. Crianças a partir de 4 anos pagam meia-entrada. Será necessária a apresentação de documento para comprovação da idade da criança. Deverá ser levado em conta o dia de utilização do ingresso para o cálculo da idade.

Sim, você poderá ceder a alguém os ingressos que adquiriu.

Caso o ingresso seja de meia-entrada, é necessário que a pessoa apresente documento que comprove o direito ao benefício. É de responsabilidade da pessoa que transferiu o ingresso de informar a organização do evento, caso o usuário apresente algum sintoma de síndrome gripal ou exame detectável para a COVID-19 nos 10 dias subsequentes.

Conforme política de vendas e regulamento do evento, não é possível realizar a alteração da data da apresentação, setor ou tipo do seu ingresso. Se pela internet, você deverá efetuar o cancelamento dos ingressos incorretos no prazo de 07 (sete) dias a contar da data da compra online diretamente pelo site de compra e realizar uma nova compra, conforme dispõe o art. 49, do Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal nº 8.078/90-CDC).

Em caso de compra de ingressos por meio virtual (site oficial), a desistência do adquirente por arrependimento deverá ser solicitada em até 07 (sete) dias a contar da data da compra online do ingresso, sendo o valor ressarcido integralmente. Para solicitar a devolução do valor dos ingressos, o requerente deverá acessar o Call Center de atendimento à venda de ingressos e formalizar o protocolo do pedido diretamente com a plataforma de vendas.

Na hipótese de compra de ingresso de forma presencial (totens ou bilheteria física), não haverá possibilidade de arrependimento com a restituição de valores, sendo permitido apenas a troca de ingressos para outras datas, sujeito à disponibilidade.

O prazo para cancelamento de ingressos adquiridos pela internet é de 7 (sete) dias a partir da data da compra.

De acordo com o regulamento do evento, deve-se seguir as seguintes normas:

Art. 43. Somente ocorrerá substituição dos ingressos ou devolução dos valores, nos casos expressamente previsto em lei e em caso de cancelamento do espetáculo pela autarquia, o que será devidamente informado pela autoridade competente do evento, nos termos do presente Regulamento e na forma do art.

Art. 44. Ocorrendo o cancelamento de alguma atração paga, o cliente poderá optar pela troca do ingresso por outro espetáculo incluso na programação do evento, desde que haja disponibilidade, o que deverá ser feito diretamente na bilheteria do Complexo de Eventos Expogramado, munido dos respectivos ingressos e documentos de identidade.

Art. 45. Os ingressos do setor Lounge Premium serão ressarcidos em caso de cancelamento do espetáculo, condicionado à ausência de consumo no local pelo cliente.

Art. 46. Somente as pessoas físicas e jurídicas que adquiriram ingressos para os espetáculos, ou seus respectivos procuradores, poderão solicitar a devolução do valor pago, não podendo ficar tal encargo sob responsabilidade de terceiros.

Serviços incluídos:

No espetáculo Nativitaten: Centro de Eventos Serra Park, na Rua Henrique Belotto, bairro Três Pinheiros. A partir das 19h até às 20h30 será servido um coquetel e bebidas (espumantes, vinhos, água, suco e refrigerante) com intervenção artística. O estacionamento está incluso.

No espetáculo O Grande Desfile de Natal – Uma Noite de Natal: área Especial na Sala Araucária no Complexo de Eventos Expogramado, localizado na Avenida Borges de Medeiros, n° 4111. A partir das 19h até às 20h30 será servido um coquetel e bebidas (espumantes, vinhos, água, suco e refrigerante) com intervenção artística. O estacionamento está incluso.

A Abertura dos portões será as 19h e o coquetel inicia às 19h até 20h30 (1h30 de serviço). Os espetáculos iniciam às 20h30.

O setor lounge premium contempla o valor do ingresso acrescido dos serviços adicionais com alimentação, bebida, atrações, dentre outros, sobre os quais não ensejarão o desconto relativo a meia-entrada, o qual será aplicado exclusivamente sobre o custo do ingresso, a teor do que dispõe o § 1º, do art. 1º, da Lei nº 12.933/2013.

Sim, mediante realização de cadastro prévio, apresentação de documentação (cópia atualizada do CNPJ e cópia do registro CADASTUR) e aprovação pela Autarquia Municipal de Turismo Gramadotur no momento da solicitação de compra, de acordo com a disponibilidade de ingressos. Deverão ser comprados, por cada agência, por dia, por espetáculo, no mínimo 20 (vinte) ingressos. Não será vendido meia-entrada para agência.

Com a exigência determinada pelo Estado do Rio Grande do Sul, não será necessário apresentar o passaporte de vacinação para o acesso aos espetáculos e atrações do 37º Natal Luz de Gramado.

Entretanto, o uso de máscaras continua obrigatório, assim como a disponibilidade de álcool gel e distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas.

Caso ocorra a alteração das exigências sanitárias por parte do Governo do Estado, a organização do evento poderá modificar os protocolos de acesso aos espetáculos, inclusive após a abertura do Natal Luz 2022.

Requerimento clique aqui.

Este requerimento deverá ser preenchido pelo titular da compra e assinado. Anexar os ingressos originais ou o número do pedido e o comprovante de identidade, os quais deverão ser encaminhados a Autarquia Municipal de Turismo Gramadotur, diretamente, a Diretoria Administrativa Financeira, através do e-mail [email protected]

O prazo para o ressarcimento será de até 30 dias a contar da confirmação do requerimento.

Envie um e-mail para [email protected] que será respondido pela organização do evento.

O horário de Abertura dos portões se dará de acordo com cada espetáculo:

I – Na área externa do Serra Park:

Nativitaten: Abertura dos portões às 19h e o início do espetáculo às 20h30 Uma noite de Natal": área Especial na Sala Araucária no Complexo de Eventos Expogramado, localizado na Avenida Borges de Medeiros, n° 4111. A partir das 19h até às 20h30 será servido um coquetel e bebidas (espumantes, vinhos, água, suco e refrigerante) com intervenção artística. O estacionamento está incluso.

II – No complexo de eventos Expogramado:

- O Grande Desfile de Natal: Abertura dos portões às 19h e o início do espetáculo às 20h30.

- A Fantástica Fábrica de Natal: Abertura dos portões às 19h e o início do espetáculo às 20h30.

- O Reino do Natal: dois turnos para acesso do público – das 10h às 13h e das 14h às 17h.

Para ingressos da área Lounge Premium a Abertura dos portões será as 19h e o coquetel inicia às 19h até 20h30 (1h30 de serviço). Os espetáculos iniciam às 20h30.

De acordo com a Lei Federal n° LEI No 10.671, DE 15 DE MAIO DE 2003. , é crime: Art. 41-G. Fornecer, desviar ou facilitar a distribuição de ingressos para venda por preço superior ao estampado no bilhete: (Incluído pela Lei nº 12.299, de 2010). Pena - reclusão de 2 (dois) a 4 (quatro) anos e multa. (Incluído pela Lei nº 12.299, de 2010). Parágrafo único. A pena será aumentada de 1/3 (um terço) até a metade se o agente for servidor público, dirigente ou funcionário de entidade de prática desportiva, entidade responsável pela organização da competição, empresa contratada para o processo de emissão, distribuição e venda de ingressos ou torcida organizada e se utilizar desta condição para os fins previstos neste artigo. (Incluído pela Lei nº 12.299, de 2010).

Os shows e espetáculos realizados pela Gramadotur não são recomendados para pessoas que possuam sensibilidades sensoriais, pois contém músicas com som alto, fogos de artifício com estampidos e luzes estroboscópicas, dentre outros tipos de barulhos e imagens que podem causar ou agravar eventuais sintomas.

Não, nossos lugares não possuem marcações. Sugerimos a chegada antecipada para garantir bons lugares.